Você está preparado para a reforma da Língua Portuguesa?

Idioma
As modificações e algumas regras já devem ser implantadas em 2008



Se alguém perguntar o que muda com a reforma da Língua Portuguesa, você sabe responder?

Pois é. Apesar de não haver data estipulada para a implantação das novas regras do Português, acredita-se que em 2008 já comecem a ser aplicadas. As alterações são resultado de um acordo entre os oito países que falam o idioma (Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Portugal e Brasil). São cerca de 220 milhões de falantes do Português, o que leva a nossa língua a ser a quinta mais falada no mundo.

A intenção do acordo é unificar o registro escrito nesses oitos países, melhorando a compreensão entre eles, uma vez que a Língua Portuguesa possui duas grafias oficiais, o que dificulta a comunicação. Por meio do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, ficará mais fácil realizar um intercâmbio cultural e científico e uma divulgação mais ampliada do idioma e de sua literatura entre os países lusófonos, já que certas regras serão padronizadas.

De acordo com essas mudanças, o trema deixará de existir (salvo em nomes próprios), o uso do hífen também será abolido de algumas palavras, como anti-religioso, contra-regra e extra-escolar, por exemplo. Também deixará de existir o acento que diferencia a palavra pára (de parar) de para (preposição). Além disso, três novas letras serão incorporadas ao alfabeto, que são: K, W e Y. Mudanças relacionadas ao uso do acento circunflexo, acento agudo e na grafia de algumas palavras também sofrerão alterações.

Alguns especialistas estimam que seja necessário um período de dois anos para que as novas regras sejam totalmente absorvidas pelas pessoas. De qualquer forma, a mudança deve ter início nas escolas mesmo, por isso o Ministério da Educação (MEC) está providenciando para dezembro deste ano a licitação dos novos livros didáticos já com as regras reformuladas.


A tese foi confirmada pelo embaixador e representante da Comissão de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Lauro Moreira, em matéria publicada na Folha Online em 20/08/2007: "Não tenho dúvida de que, quando a nova ortografia chegar às escolas, toda a sociedade se adequará. Levará um tempo para que as pessoas se acostumem com a nova grafia, como ocorreu com a reforma ortográfica de 1971, mas ela entrará em vigor aos poucos", declarou à Folha o embaixador.



Conheça as mudanças no idioma:


HÍFEN
Não se usará mais:
1. quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r -ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista" 2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada"

TREMA
Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados

ACENTO DIFERENCIAL
Não se usará mais para diferenciar: 1. "pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição) 2. "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da preposição com o artigo) 3. "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo") 4. "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" (combinação da preposição com o artigo) 5. "pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica)

ALFABETO
Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y"

ACENTO CIRCUNFLEXO
Não se usará mais:
1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem", "leem" e "veem"
2. em palavras terminados em hiato "oo", como "enjôo" ou "vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo"

ACENTO AGUDO

Não se usará mais:
1. nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia"

2. nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser grafadas "feiura" e "baiuca"

3. nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem

GRAFIA

No português lusitano:
1. desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas, como "acção", "acto", "adopção", "óptimo" -que se tornam "ação", "ato", "adoção" e "ótimo"

2. será eliminado o "h" de palavras como "herva" e "húmido", que serão grafadas como no Brasil -"erva" e "úmido"


Fonte: Folha Online
(http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u321373.shtml)
MEC - Ministério da Educação e Cultura

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=8901

Comentários

  1. estou muito preparada e acho que sera mais facil ,pois na maioria das palavras não vou mais precisar gravar se tem acento ou não!!!Vai ser ótimo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

É uma alegria receber seu comentário!

As mais lidas