USP e Unicamp estão entre as 200 melhores universidades do mundo

O The Times Higher Education Supplement, lista divulgada anualmente para estipular a colocação das universidades mais conceituadas, registra a presença de duas universidades brasileiras entre as 200 melhores do mundo: a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade de Campinas).

A USP ficou em 175º lugar, subindo 8 posições desde o último levantamento, publicado em 2006, e está empatada com a Universidade de Massachusetts, Amherst (EUA). Já a Unicamp, que ocupa a 177ª posição, pode comemorar o grande avanço, já que na lista de 2006 ela ficou em 448º lugar.

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, ficou em primeiro lugar no ranking. O segundo lugar ficou empatado entre as universidades britânicas de Cambridge e Oxford, e a Universidade de Yalo, que também é norte-americana.

Foi revelado na pesquisa um importante avanço para as universidades da Inglaterra, que, ao subirem no ranking, contabilizam quatro das dez eleitas melhores instituições de ensino superior no mundo todo. Mas mesmo com o excelente desempenho, ainda é grande a hegemonia das instituições norte-americanas.

A lista que divulga esses resultados todos os anos se baseia em um levantamento que considera a opinião de acadêmicos, companhias que contratam recém-formados e estudantes de outros países, além de pesquisas realizadas pela universidade, conforme divulgado no Portal UOL (09/11/2007).

Comentários

  1. Oi, Aliz!

    Parabéns pelo teu trabalho de pesquisa e divulgação.

    Vc foi a primeira pessoa a visitar meu blog, quando ele estava em seu primeiro dia, com duas postagens, se lembra?!Pois é...

    Uma excelente entrada de ano novo pra vc, e passe no meu espaço quendo puder.


    Beijão,

    Marcelo Novaes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

É uma alegria receber seu comentário!

As mais lidas