Veja só: e não é que temos um Dia do Homem no Brasil?

Dia de 15 de julho, fiquei sabendo hoje pelo jornal, é comemorado no Brasil o Dia do Homem. Ninguém sabe a origem da data, inclusive, poucos homens estão cientes de seu próprio dia, mas que nós, mulheres, podemos promovê-los um pouco nesse dia, podemos, não é?



Embora eu seja um tanto feminista além da conta, tenha mania de liberdade, me assuste muito com essa história de casamento - que pra mim soa igual a prisão -, e seja extremamente crítica com relação aos hábitos masculinos e seu passado de dominação, tenho que admitir que não há criatura mais apaixonante no universo do que o homem.

Mas tem um porém: me desculpem os homo, bi, metro, simpatizantes e pregadores da liberdade sexual e de estilo sem preconceito em geral, mas aqui eu estou falando de homem mesmo, pura e simplesmente. Homem que gosta de mulher, se comporta como homem e tem manias naturais de homem. Diante de tantas aberrações (desculpe de novo, mas muita coisa inventada hoje me soa apelação e insatisfação total com a vida), nós, mulheres também normais e tradicionais, sem invencionices, acabamos por sentir falta do que era mais básico nesse ser peludo e excessivamente prático.

Certas características masculinas, quando vistas por um olhar feminino desarmado, menos acusador, viram poesia. Sim, eles acabam com nossos nervos, é verdade, mas de vez em quando gosto de olhar pra eles de uma forma mais compreensiva. Poucos são realmente românticos, e isso ofende os nossos esforços e estraçalham com os nossos sonhos de amor. Mas pensemos bem: que culpa eles têm se o cérebro deles não processa as coisas da mesma forma que o nosso? Por outro lado, os poucos homens românticos de verdade acabam se tornando enjoativos, o que reforça a tese de que nós, mulheres, gostamos mesmo é daquela pegada firme, isso sim. Ou seja, do homem em seu estado natural, sem tentar impressionar ou agradar, sendo ele mesmo.

Mas peraí! Isso não quer dizer que eu goste de brucutus! Os brucutus, ao meu ver, estão em baixa, ficaram lá no passado. Mulher gosta é de ser bem tratada, e isso inclui alguém que saiba ser macho admirando a nossa feminilidade. Gosto sim é de homem sensato, inteligente, trabalhador, mas com todas as suas manias de homem. Que saiba o que dizer e o que fazer na hora certa, só isso. Se tem alguém no mundo capaz de nos fazer sentir mulher em nosso estado mais completo, esse ser é o homem - não tem pra ninguém.

Tá certo, tá certo... Eles são absurdamente distraídos, nunca lembram datas, traem com muito mais facilidade do que nós e interpretam as coisas com uma frieza e praticidade irritantes que agridem a nossa mania de detalhes mínimos. Mas até mesmo nós, quando nos deparamos com esse lado que supervaloriza as minúcias, ficamos irritadas. Nós mesmas sofremos pelo excesso de detalhes que plantamos em nosso ideal de amor.

Quando querem, eles sabem ser muito charmosos e sedutores. Homem dirigindo, por exemplo. É verdade que eles causam muitos acidentes devido a sua falta de prudência, mas convenhamos, eles têm um traquejo diante do volante de dar inveja, parece que já nascem sabendo dirigir, jamais demonstram medo da máquina. E o cuidado deles para que sua masculinidade nunca seja posta em dúvida? Não beijam os amigos, os abraços sempre mantém certa distância, não usam determinadas cores e modelos, tudo porque têm um nome a zelar. Conceitos bobos que os influenciam fortemente, mas é justamente esse jeito bobo deles que fascina!

Homens são tão práticos, mas tão práticos, que passam uma vida toda sem precisar de bolsa! Quer coisa mais charmosa, mais masculina? Só homem consegue isso! Cabe tudo na carteira deles, e nunca se preocupam com as milhares de possibilidades do dia, retoques e nada disso. Eles são o que são. E agora, algo que está se perdendo, mas que eu sempre admirei nos homens: a cara de pau!.

Se tem uma coisa que homem não pode ser é tímido! Não, homem tem que ser atirado, ir atrás do que quer, se impor, passar uma imagem de quem realmente se garante, mesmo que nem ele esteja tão seguro disso. Pode até ser que eles forcem a barra, mas é preferível um homem que tome a atitude e cumpra com o seu papel de macho, do que esses que ficam esperando, cândidos e meigos, escondidinhos atrás de seus amiguinhos, pela atitude da mulher. Talvez seja pela escassez, mas eu adoro homens que não têm medo de levar um não numa cantada, principalmente os que insistem, sem pensar em humilhação, rejeição, mico e outras bichices. Homem não pode mandar recado, fica feio, eles têm é que pagar pra ver, e quando fazem isso... ai ai ai... que tudo!

E os homens mais velhos? Esses são ótimos! Como já viveram muita coisa, perderam certas ilusões que os mais novos ainda alimentam, portanto, sabem lidar com qualquer situação e definitivamente como tratar uma mulher. De tão realistas, se tornam mais sábios, e isso acaba por dar a eles uma sensibilidade maior. Ou seja: entendem muito mais de mulher. Mas isso também não tira o poder dos mais novos. De certa forma, a imaturidade deles nos encanta e a gente finge que ta disposta a crescer junto, a percorrer o mesmo caminho e desfrutar das mesmas descobertas, e é aí que se realiza o (curto) período de romance na vida de uma mulher. Geralmente, é quando casam.

E as brincadeiras com os amigos? Assim, num primeiro olhar, parece tosco, nos dá vergonha, mas depois que vemos como todos se comportam da mesma maneira e acham graça das mesmas piadas, a gente acaba sendo solidária também. E se apaixona de novo por esses meninos brincando de serem homens, e aí a gente ri, mas não com eles, e sim deles, do quanto são bonitos quando estão distraídos.


O corpo também é outra coisa interessante. Eles pensam que a gente não olha, mas não fazem ideia do quanto é prazeroso observar o corpo deles. Também incluo aí nessa lista de admirações a agilidade natural que possuem, a energia para atividades físicas, a flexibilidade que vai muito além da nossa.


E os homens que dançam então? Afffff... simplesmente irresistíveis! Que mulher não sonha com um homem que saiba e goste de dançar? Que a leve para dançar? Mas os sem ritmo também não precisam se sentir diminuídos, afinal, eles sempre vêm com outros talentos que compensam. Além do mais, a própria falta de ritmo é capaz de nos apaixonar, desde que o homem seja transparente e não viva num mundo inventado, de aparências, sempre fingindo ser o que não é. Se tiver disposição e bom humor já vale muito. Mulheres gostam de enxergar por trás dessa casca grossa.

E eles não choram, vê se pode! Não tem nada mais revelador para uma mulher do que se deparar com o que há de mais profundo dentro de um homem. É nessa hora que a gente gama (e também que acaba caindo em armadilhas dos fingidos de plantão, mas a vida é um risco, vai saber...). Desajeitados, desligados, práticos etc., mas até eles (pasmem!) amam, só que do jeito deles.

Eles demoram tanto pra crescer, não é mesmo? Eu acho que é porque perdem muito tempo fingindo que já dominam tudo, que não precisam de ajuda e tal. E até isso se torna graça nesses brutamontes eternamente indefesos. Só que a culpa não é deles, são vítimas de uma influência cultural histórica que determinou que homem que é homem não pode pedir ajuda, já tem que nascer sabendo, pronto e acabado. Mas eu também acho que, embora reclamemos o tempo todo, o que nos dá prazer mesmo ao conviver com um homem é fazê-lo acreditar que realmente é mais forte, que precisamos dele, da proteção, do cuidado.

Na verdade, nós dependemos é do olhar do homem, da manifestação de prazer que eles não conseguem esconder ao ver algo que gostam, do quanto se perdem diante das nossas provocações. Nós alimentamos o ego deles, mas também precisamos que eles alimentem o nosso, e ninguém faz isso como eles. Essa guerra de egos, aprendizados, diferenças pode trazer muita paz para a vida de qualquer casal, depende mesmo é da forma que se olha e se lida com isso. Afinal, são dois seres humanos tentando se descobrir no outro quando o melhor de sua essência está em cada um, justamente em suas particularidades.

Há inúmeras características masculinas que podem ser vistas com mais complacência e bom humor por parte das mulheres, basta disposição. Eles também reclamam de nós, mas creio que não abririam mão de muitas de nossas manias irritantes justamente porque elas fazem de nós o que somos. E eis aí o melhor namoro do mundo.

Comentários

  1. Ô Aliz, agora você me deixou com vergonha do que escrevi sobre o dia do homem. hahaha! Se eu tivesse lido você antes ia ser mais condescendente. Você esbanjou talento , maturidade e sapiência. Botou a "homaiada" no chinelo, como se dizia lá na minha terra. Agora eu, pela primeira vez me senti homenageado de verdade. E olha que eu sou um 'metro' (de picaretagem) hahaha! Valeu, amiga, paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Alizinha!!!

    Agradeço a que me cabe nesse monte de opção. Não por ser eu, mas por eu ser homem.
    Como de homem eu não entendo nada, e talvez eu não consiga nem ser eu mesmo, felicito você por mais esta grandiosa obra.

    Acho que a leitura de um bom homem, é feita pelos olhos de quem o quer. Tens uns que muitas o querem, e tem alguns que querem muitas, mas não agrada nenhuma.

    Bezuz

    ResponderExcluir
  3. Alizinha, nunca vi uma homenagem mais bem exemplificada do que essa.
    Parece que você entende um bocado da filosofia do homem.
    Nem viveu tanto assim menina?
    Falas de ouvido ou alguém te contou?
    É isso mesmo que tu disseste e não adianta fugir.
    Essas tuas palavras deveriam ser gravadas na Definição Mundial do Homem, vale para todos os homens do mundo.
    Expressado em suas minúcias, em detalhes, com uma maiúscula interpretação do que significa esta raça de homens existentes, além dos seus defeitos, pecados e maravilhosamente manifestadas as suas virtudes e paixões.
    Tens capacidade em excesso para julgar, interpretar e comentar sobre pessoas, atos e sentimentos em geral. Sensibilidade extrema, que nos deixa nus, desarmados perante esta minuciosa explanação.
    Bem, não posso me assombrar do teu conhecimento sendo uma perfeita humanista, e te confesso se tempo eu tivesse viveria lendo blog, principalmente os teus tão cheios de sentimento e com essa humana definição.
    Um beijo minha querida

    ResponderExcluir
  4. Como homem, naturalmente discordo de tudo... ou quase. Concordo quanto à necessidade de não ser tímido. Aliás, por mais que os compreendamos, os tímidos são uns chatos... Já fui um, aprendi que não é nada desejável, um atraso de vida. De resto, a sua visão feminina é o que me importou ao ler o blog. Lá no meu tem umas frases de efeito, puxadas pro humor, sobre ex-namoradas e outras espécies... Tá aqui: ericosanjuan.blogspot.com.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

É uma alegria receber seu comentário!

As mais lidas