Nova ortografia: SOCORRO! “Ortografa!” pra mim.

Desde que entrou em vigor, em 1º de janeiro de 2009, o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa tem deixado muita gente de cabelo em pé, principalmente nós, humildes jornalistas, que dependemos da arte de escrever.

Temos até 2012 para aprendermos as novas regras, ano em que as mudanças serão obrigatórias. Bem por isso é bom começar aderir desde já, sendo contra ou a favor, afinal, este acordo demorou muito para ser firmado e passa a vigorar em todos os países que têm o Português como língua oficial. É o caso de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Portugal e Brasil.

É como reaprender a escrever. As alterações não foram tantas assim, mas mexeram em regras que já eram difíceis de entender antes da reforma. Agora, depois das mudanças, a confusão é inevitável. É o caso do hífen, por exemplo. Até hoje, depois do acordo, existem várias dúvidas relativas a este pequeno e misterioso tracinho. Até mesmo a Academia Brasileira de Letras (ABL) apresenta algumas indefinições. Não vou entrar em detalhes, pois já tem material suficiente sobre isso na internet.

Acontece que as dúvidas vão surgindo aos poucos, e, geralmente, no furor do escrever. Você está lá, todo empenhado, concentrado no tema, e de repente precisa utilizar aquela palavrinha que sofreu alterações. O que fazer? Um conselho eu dou: você vai ter que aplicar as mudanças mais cedo ou mais tarde, então comece já.

Bem, se você não tem nenhum lingüista craque por perto e nem um dicionário super mega atualizado, acesse o Ortografa! (clique aqui para conhecer).


Gratuito e em constante atualização

O Ortografa! É um serviço gratuito que utiliza uma plataforma extremamente simples e útil. Ele vive me socorrendo nesses momentos aí de pressa e intensa inspiração. O melhor é que é confiável, porque seu idealizador, o analista de sistemas Ramon Bispo, está sempre de olho nas mudanças e correções, atualizando regularmente o sistema que criou e mantém sozinho. Para isso, ele se baseia no VOLP, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, publicação oficial da ABL com os verbetes corretos.
“Não tive muita pretensão [ao criar o Ortografa!]. Foi uma ideia -sem acento - que surgiu quando eu estava vendo um noticiário na TV e o jornalista estava apresentando as novas regras. Isso aconteceu no segundo dia de 2009. Poucos dias depois a primeira versão já estava no ar”, me conta Ramon em uma entrevista que fiz com ele por e-mail.

A invenção dele tem sido assunto em vários sites e blogs e até já saiu no caderno Link, do Estadão (clique aqui para conferir) , com entrevista e tudo. Será por causa dos picos de 12 mil visitas por dia, registradas “quando o assunto nova ortografia era ‘moda’”, conforme diz Ramon? Deve ser. Hoje, o site recebe cerca de 4 mil visitas por dia, de forma bem estabilizada. E os planos não param por aí. Ramon quer ampliar seu sistema, tornando-o capaz de corrigir erros comuns da Língua Portuguesa, não somente os ligados à nova ortografia.

Mas o melhor é saber que ele pretende manter o serviço free, ou seja, grátis grátis. A maior parte desses serviços é restrito, pois exigem a compra de uma assinatura, e o Ortografa! veio realmente como uma opção. Se Bispo lucra alguma coisa com ele, é por meio do serviço AdSense, do Google, e só.

“Uma das minhas motivações em criar o Ortografa! era o fato de que muitos não teriam acesso detalhado à essa nova forma de escrever. Até porque os bons dicionários da nossa língua são todos pagos. Penso ser completamente necessário que haja uma ferramenta gratuita para auxiliar as pessoas nesse sentido. Porém, o Ortografa! tem sim uma forma de lucro: um banner do programa de AdSense do Google, nada mais”, esclarece o desenvolvedor.

Ao Estadão, Ramon contou que já até manteve um contato parcial com a ABL, interessados em uma parceria, mas até agora nada foi fechado. Houve, também, outras propostas, “só que nenhuma delas até o momento se adequou ao que quero para a ferramenta”, respondeu ao jornal. Ele deixa claro que não quer mesmo levar o seu projeto para uma linha comercial. “Não tenho intenções de tornar a ferramenta paga um dia, seja qual for o seu crescimento”, deixou claro Bispo.

Utilizar o Ortografa! é bem simples. Você digita a palavra ou o texto (são permitidos até 500 caracteres) que deseja consultar no espaço em branco e clica na tecla “ortografa!”. O resultado aparece em cima sob a mensagem “seu texto resultou em” com as alterações da nova ortografia colorizadas em amarelo.


Mas é bom ficar atento ao recadinho:

Usuários de iPhone também podem desfrutar dessa moleza. Ramon preparou uma versão do site exclusiva para isso. E não é só, há outras facilidades, como me indicou: “a melhor das dicas talvez seja a possibilidade de colocar a dúvida diretamente na URL do site. Assim, http://www.ortografa.com.br/mão-de-obra, por exemplo, abre automaticamente a correção ao carregar a página.”

É claro que essa ferramenta, muito menos este post, sugerem que você não se esforce para aprender as novidades da reforma ortográfica, já que tem à disposição serviços como esse. Como o próprio Ramon declarou ao Link, “é importante lembrar que nenhum corretor é 100% confiável no que diz respeito às mudanças ortográficas. As nuances são muitas, sobretudo nas regras do hífens (ainda geram bastante confusão)”. Que o diga o corretor do Word, aquele burrinho (grifo meu... hehehe).

Mas mesmo o maior dos letrados têm dúvidas, principalmente diante deste desafio lingüístico que se apresenta a nós, lusófonos, e é nessa hora que ferramentas como o Ortografa! quebram um galho e tanto. Ainda mais de graça ;).

Comentários

  1. Aliz,

    Até que em fim resolveu postar algo em seu magnifico e inteligente blog!!!
    Você tocou em um ponto crucial. A nova ortografia de nossa complexa lingua.
    Algumas regrinhas já sei como a sumiço do trema, palavras proparóxitonas não possuem mais sinal, coco e igual a coco, depende da oração e por aí vai.
    Mas, confeço que estou meio assustado pois quando escrevo, baixo a cabeça e deixo brotar o pensamento.
    Sia dica foi excelente!!! Muioto bom lembrar!!!


    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. E aí, chefa, tudo em riba? Gostei do texto sobre as mudanças na nossa língua que diga*se de passagem foram pequiníssimas mas estão aí e temos que os adequar. Obrigado por mais essa dica. E sempre repito, estou sempre navegando por esses mares mas como a preguiça fala mais alto termino por não comentar nada...
    Beijos

    Sampaio

    ResponderExcluir
  3. Aliz, a língua é de um dinamismo impressionante pelo uso de seus falantes. Uma coisa é certa, as reformas ortográficas servem a dois propósitos: os nascidos depois dela, que não vão ter que se preocupar com as formas anteriores e as grandes editoras de livros didáticos e dicionários que é quem mais agradece. No mais, é só dor de cabeça. Ótimo o seu artigo. Abração. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  4. Puxa Aliz,

    Tive um trabalho danado pra descobrir como se escreveria bem-vindo na nova regra... e na net tinha quem indicava de ambas as formas...

    Errei jurando que tava certo...

    rs rs rs

    Grande beijo pra vc!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

É uma alegria receber seu comentário!

As mais lidas