Na contramão da síndrome da amargura




Reclamar. Fazemos isso com tanta facilidade, não é mesmo? Há quem diga que o brasileiro é um reclamão nato. Na pele de consumidor essa característica torna-se ainda mais evidente, principalmente com a internet, que oferece cada vez mais canais voltados às nossas reivindicações. Depois dessa acessibilidade toda, temos usado e abusado do direito – e do gosto – por reclamar.

Com a finalidade de registrar insatisfações e abusos, em nome do respeito ao direito do consumidor, temos diversas opções. Órgãos oficiais, como o Ministério Público Federal, o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) e o Portal do Consumidor são algumas, mas a internet oferece muito mais. Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Reclame Aqui, Nunca Mais e o Denuncio são alguns exemplos de sites criados para dar voz aos nossos protestos.

Mas e quando somos bem atendidos? E quando um serviço nos satisfaz? Será que temos a mesma disposição para elogiar? Quantos canais existem para que possamos fazer isso?

Geralmente, em sites de venda de produtos, por exemplo, há um espaço exclusivo de recomendação, tanto do produto comprado quanto para o atendimento, agilidade, preço etc. Eu, por exemplo, sempre consulto esse canal quando preciso comprar alguma coisa, e foi assim que comecei a perceber a importância de conhecer as opiniões de outros consumidores. Essas opiniões têm um peso muito grande na minha decisão de compra. Você aí: costuma fazer uso dessa ferramenta?

Reclamar é um direito de todos e é um recurso importante para exigirmos respeito como cidadãos. Muitas vezes, para termos acesso a algum produto ou serviço, somos feitos de reféns por empresas que pintam e bordam às custas do nosso dinheiro, dos nossos direitos e da nossa dignidade duramente conquistados (as empresas de telefonia que o digam). Não é à toa que os canais de reclamação da internet estão sempre bombando.

Mas tão importante quanto reclamar é ELOGIAR. O ato de apontar qualidades é muito eficaz para o ser humano de uma forma geral. Elogiar incentiva, é um feedback sempre aguardado por todo mundo que se dedica a alguma coisa, ele reforça a vontade de ser útil e bom naquilo que se faz. Com as empresas não é diferente. À medida que recebe retornos positivos, elas e suas equipes se sentem motivadas para investir ainda mais em otimização.

Mas elogiar é um hábito pouco desenvolvido aqui no Brasil ainda. O maior exemplo que temos disso está no próprio mercado de trabalho. Quantas e quantas vezes já ouvi de empresários, chefes de setor e demais que evitam elogiar porque isso pode fazer com que o outro se sinta exageradamente envaidecido e relaxe em sua atividade, se acomode. Teoria mais antiga e ignorante que esta eu nunca vi! Corporações são feitas de pessoas, e pessoas precisam se sentir valorizadas para produzir mais e melhor. O mesmoa contece dentro de muitos lares com pais de família que adotam essa mesma filosofia arcaica.

Ressaltar aquilo que se faz de bom é muito importante e pode nos levar ainda mais rápido, e com mais eficácia, ao respeito e à satisfação que almejamos.


Uma iniciativa inédita

Na contramão da amargura gerada por tanta reclamação surgiu o portal ELOGIEAKI (WWW.elogieaki.com.br), que oferece espaço para que ressaltemos um trabalho bem feito, um serviço bem prestado. “Você recebe um atendimento ‘de primeira’, a sua troca acontece em menos de 24 horas, e o pós-vendas é surpreendentemente bem feito. O que você faz? ELOGIE!”, propõe o site.

De acordo com o release que recebi, este é “um canal que valoriza empresas inteligentes e parceiras e que acreditam em seus funcionários e clientes. Com um ano de vida, o portal já conta com mais de 10 mil acessos mensais e milhares de seguidores nas redes sociais, como Orkut, Facebook, Linkedin e Twitter, além de prestar serviços sociais e ser o único portal a publicar somente notícias positivas.”

A proposta realmente é inovadora e traz ares muito bons aos nossos hábitos ultrapassados, e isso, acredite, renova nossas energias, tão desgastadas pelo stress, refletindo beneficamente no país inteiro. Acho que vale a pena dedicar alguns minutinhos para tecer elogios a quem merece e promover essa grande transformação invisível, porém facilmente sentida.

No site, de cara você já vê alguns comentários positivos sobre vários serviços e empresas. Muito interessante também é o TOP 10, indicando as empresas, profissionais e celebridades mais elogiados pelo público. Esse filtro é feito com base no Rankin que o portal dispõe para que conheçamos os mais citados. São páginas e mais páginas de boa reputação. Além disso, há enquetes, artigos, notícias e dicas sobre serviços. Ali, todo o espaço disponível é dedicado exclusivamente ao que é positivo.

Vamos rever alguns conceitos? ElogieAki!


Comentários

  1. As mazelas das relações acabam se estendendo por todos os campos de nossas vidas. Elogiar, bem como ser gentil, cordial e educado com o outro está perdendo terreno avassaladoramente para a competição. A idéia da competição parte das empresas, que se estende para os funcionários, que se estende para os consumidores e acaba chegando dentro de nossas casas. Quando assustamos, viramos uma horda de gente querendo apenas levar vantagem em detrimento do outro, em detrimento das boas relações. Eu me lembro que tinha um colega que seu lema de vida era: "legal comigo, legal contigo". Parece tolo mas é perverso. Uma atitude típica de quem só faz um bem se obtiver alguma recompensa. Sinal de um tempo escuro e nebuloso em termos de relacionamentos. Mas alguma coisa sempre vem como resistência. Começa tímida e vai ganhando força.Assim a gente espera. Abração, minha amiga! Paz e bem.

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  2. Olá Alíz!
    se as pessoas soubessem como é bom elogiar (sinceramente) alguém, e ver em seguida que muitos até se assustam com esse fato, já que passou a ser raro.
    Com certeza, os relacionamentos humanos, estão caminhando para uma nova fase.
    Não que essa fase, será ruim de todo, mas apenas diferente da atual.
    Espero que aos poucos, tudo se acomode.

    Abraços!

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