Bolo de cenoura fofo e molhadinho



Essa receita também está lá no canal Aliz de Castro, do Youtube. CLIQUE AQUI PARA VER.


Não é porque essa é a minha receita, não, gente, mas ela é maravilhosa! Gosto de bolo de cenoura que fica molhadinho, mas não embatumado. Ele tem que ficar leve, fofo e molhado ao mesmo tempo. E esse fica! É só seguir os passos direitinho que dá tudo certo e esse pode virar o bolo de cenoura da sua vida. Vem na minha!!!
Lembrando que é preciso seguir os passos certinho porque o bolo de cenoura tende a embatumar porque a cenoura deixa a massa pesada. Se não colocar a quantidade certa, fica que nem pudim, daquele jeito de bolo mal assado, sabe?

Forno Preaquecido!
Primeira coisa é ligar o forno a 200 graus. Deixe ele lá preaquecendo enquanto você prepara a massa.

Ingredientes:
- 240 ml de óleo (1 copo de medida padrão)
- 3 ovos
- 400g de açúcar (2 copos de medida padrão)
- 1 cenoura grande (ou 2 médias ou 4 pequenininhas)
- 350g de farinha de trigo (2 copos e meio da medida padrão)
- 15g de fermento de bolo (2 colheres de café)
 
Para a cobertura:
- 1 lata ou caixa de leite condensado
- 1 caixinha de creme de leite (200g)
- 200g de chocolate meio amargo picado (também pode ser cacau em pó)

Bata no liquidificar ou com o mixer o óleo, os ovos e o açúcar. Quando estiverem bem misturados, vá colocando a cenoura aos poucos (Cuidado que a cenoura é pesada para o liquidificador, coloque rodela por rodela para não estragar seu aparelho).

Depois da cenoura bem batida, adicione a farinha de trigo à mão, peneirando. Coloque um pouco, misture; colo que outro pouco, misture. Faça isso até ir toda a farinha de trigo e até que todos os ingredientes fiquem bem incorporados. Fica uma massa bem bonita! Por fim, adicione o fermento para bolo e mexa cuidadosamente.

Despeje a massa em uma forma untada com farinha. Coloque no forno preaquecido a 200 graus. Faça o teste do palito, quando ele sair limpinho o bolo está assado. Espere esfriar para desenformar, assim o bolo não quebra. Depois é só jogar a cobertura e se deliciar!

Cobertura
Enquanto o bolo assa, faça a cobertura.

Em uma panela, coloque todos os ingredientes da cobertura, misture bem e ligue o fogo. Recomendo o uso de fuê para misturar tudo e mexer, porque ele não deixa que fique nenhuma pelotinha.

Apure como se fosse um brigadeiro, mas não precisa deixar endurecer muito, deixe em ponto de brigadeiro mole. No meu caso, leva cerca de uns 10 minutos, mexendo sem parar.

Não pode parar de mexer, senão a sua cobertura queima embaixo e nas bordas e fica com gosto ruim, sem falar que também pode empelotar. Quando achar que está em um ponto ideal, considerando que depois de esfriar endurece mais um pouco, desligue o fogo e deixe esfriar. Depois jogue por cima do bolo e seja feliz!!!!

Bom apetite!

Me conta o que achou?

Comentários

As mais lidas