Pudim de leite cremoso e lisinho (sem furinhos)



Se tem uma sobremesa que eu amo nessa vida, é pudim! Especialmente se for um pudim bem lisinho e cremoso, sem aeração, sabe? Eu acho que pudim sem furinhos tem o sabor mais acentuado.

Hoje vim trazer pra vocês a receita do meu pudim de leite. É simples e pode ser feito tanto no forno, em banho-maria, quanto na air fryer. Ele também fica muito leve, nada de muito doce, não fica nada enjoativo.

Ah! E é uma receita grande, tá? Geralmente faço na forma de buraco número 22. Se você quiser fazer uma receita menor, divida as quantidades dos ingredientes ao meio.

Vamos lá?

INGREDIENTES

Para a calda:
- 1 copo de açúcar
- 50 ml de água

Para o pudim:
- 2 latas de leite condensado
- 2 caixinhas de creme de leite
- 4 ovos
- A mesma medida da lata de leite condensado de leite
- Uma colher de sopa de essência de baunilha
- 2 colheres bem cheias de leite em pó

MODO DE FAZER

#DicaDaAliz1: se você quiser mesmo um pudim lisinho, bata os ingredientes à mão. Quando você bate no liquidificador ou com o mixer, ele fica muito espumoso e isso deixa o pudim aerado. No final da receita darei outra dica importante para ele ficar super lisinho.


Primeiramente, faça a calda. Coloque na forma onde você fará o pudim o açúcar e por cima a água, dê uma leve misturada. Leve a forma ao fogo médio e NÃO MEXA até que a calda esteja dourada. Isso leva uns bons minutos. Fique de olho, senão a calda queima e fica com gosto amargo. Quando ela começar a dourar nos cantinhos, dê uma misturada com algum utensílio bem resistente ao calor, senão vai derreter. Misture um pouco e apague o fogo quando estiver amarelinha. CUIDADO! A calda fica muuuuito quente.

Coloque os ovos em um bowl e bata ligeiramente, à mão, até desmanchar bem suas partículas. Em seguida, acrescente os demais ingredientes. Misture tudo com a ajuda de um fuet (fuê), que é pra misturar bem todos os ingredientes. Assim que estiverem bem misturados, coloque na forma, por cima da calda, cubra com papel alumínio e leve ao forno, em banho-maria*, ou na Air Fryer**.
#DicaDaAliz2 – Quando for colocar a mistura na forma, passe ela por um coador. Isso vai desmanchar as possíveis bolhinhas que se formaram ao bater os ingredientes, mesmo sendo à mão, e deixar seu pudim ainda mais lisinho e uniforme.

*Ao forno:
Esse aqui eu não coei, por isso as bolhinhas por fora,
mas por dentro ficou lisinho
Coloque a forma do pudim dentro de outra forma, reta, um pouco maior, coloque água quente até a metade dessa forma auxiliar e leve ao forno preaquecido a 200 graus por aproximadamente 1 hora e meia, ou até ficar numa consistência firme.
(!!!) Lembre-se, esse tempo é para a receita inteira; receitas menores levam menos tempo para ficarem prontas.

**Na Air Fryer:
Encaixe a forma do pudim na cesta da Air Fryer já preaquecida (sem esquecer de cobrir com o papel alumínio) e programe ela a 200 graus por cerca de 1 hora e 10 minutos, ou até que atinja uma consistência firme.

(!!!) Lembre-se, esse tempo é para a receita inteira; receitas menores levam menos tempo para ficarem prontas.




Se você quiser ver a receita do pudim de leite feito na Air Fryer em vídeo, é só clicar AQUI

Comentários

As mais lidas