Pão de alho caseiro maravilhoso



Essa receita eu não posso deixar de compartilhar com você porque é simplesmente maravilhosa.! Quem ama alho não pode perder a oportunidade de fazer essa maravilha de pão: ele fica cheiroso e muito saboroso, alhudo de verdade!

Fiz dois bem grandes para levar a uma festinha no trabalho e não deu nem pro cheiro, quando vi só ficou o fundo da forma, porque até os farelos o pessoal raspou. Então faça e me conta o que achou, tá bom?

Vamos à receita

Ingredientes do pão:
- 300 ml de água
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de chá de sal
- 2 colheres de sopa de alho fresco triturado
- 5 xícaras de farinha de trigo
- 50g de queijo parmesão ralado
- 1 sachê de 10g de fermento seco granulado para pães
- um pouco de mussarela ralada e azeite para colocar por cima

Ingredientes do recheio:
- 200g de manteiga
- 400g de cream cheese
- 2 cabeças de alho
- 2 colheres de sopa de manjericão fresco picado
- 250g de mussarela ralada
- 150g de parmesão ralado grosso
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de pimenta do reino

Começando pelo Pão:
Coloque na máquina de pão os ingredientes nesta ordem: 300ml de água,  2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de chá de sal, 2 colheres de sopa bem cheias de alho fresco triturado, 5 xícaras de farinha de trigo, 50g de queijo parmesão ralado e 1 sachê (10g) de fermento granulado seco para pão.
Programe a máquina no ciclo amassar, que mistura, sova e deixa a massa crescer (leva 1h30). Se quiser fazer à mão,  dá certo também.

Recheio:
Enquanto a massa cresce, pegue 2 cabeças de alho, corte as pontinhas sem desmontar a cabeça, embrulhe no papel alumínio e leve à air fryer por 15 minutos a 200 graus ou ao forno por 20 ou 25 minutos a 200 graus. 

Em um bowl, prepare a seguinte mistura:
200g de manteiga de boa qualidade em temperatura ambiente (é MANTEIGA, nunca  jamais  margarina), 400g de cream cheese, os dois alhos assados bem amassados como uma pastinha, 2 colheres cheias de manjericão fresco picado, 250g de queijo mussarela, 150g de queijo parmesão ralado grosso, uma pitada de sal e, se quiser, uma pitada de pimenta do reino. Misture e amasse bem todos esses ingredientes até parecer uma pasta.

Montagem:
Depois que a massa crescer,  divida em duas partes, abra cada uma, espalhe recheio sobre elas e enrole. Coloque em uma forma, pincele azeite por cima e polvilhe um pouco de queijo. Leve ao forno preaquecido a 200 graus por cerca de 30 minutos ou até que fique dourado. 

Bom apetite!

Comentários

Postar um comentário

É uma alegria receber seu comentário!

As mais lidas