Feliz Dia do Jornalista - 7 de abril!!!


Ao contrário do que alguns ignorantes quiseram fazer acreditar, jornalismo não é uma atividade possível a qualquer um. Mais do que “saber perguntar”, mais do que “escrever bem”, o jornalismo exige uma série de outras habilidades e conhecimentos.

Entre as habilidades destaco sensibilidade, curiosidade, atenção, proximidade, coragem, desinibição. Mas vai além: é preciso entender de gente, ser gente, se colocar no lugar de tudo que é gente. E mais: é preciso ser laboratório de si mesmo para conseguir entender o que é comunicação para os demais, como se chega nos outros, como transmitir e traduzir da melhor forma. E hoje isso é mais importante do que nunca, porque ser jornalista apenas não basta, temos de ampliar nossa visão e experiência para sermos, enfim, verdadeiros comunicólogos.

E os conhecimentos vão muito além do domínio da norma culta. Jornalismo é filosofia, sociologia, história, antropologia, geografia, literatura etc. É ciência. Não porque depende da pauta do dia, mas porque o jornalista é, antes de mais nada, humanista. Tudo o que ele faz é pra gente, e o maior desafio dessa profissão incrível é justamente mergulhar nessa imensidão sempre inexplorada que é o homem.

Eu desejo a todos os meus colegas de profissão sucesso , mas principalmente reconhecimento e respeito. Jornalismo é dom, é talento e muito preparo, é trabalho árduo sem fim. Não é, de jeito nenhum, pra qualquer um: é pra quem pode mesmo!

Feliz Dia do jornalista!

Comentários

  1. Parabéns querida, tudo de bom pra você e para teus amigos jornalistas. Profissionalismo é tudo, o resto é para amadores, esses, não podem ser.

    Robson

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, Liz, que define bem o que eu também penso da nossa profissão. Parabéns, com saudades! Teremos novo encontro em torno do Kotscho?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

É uma alegria receber seu comentário!

As mais lidas